O novo sistema para a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a valer neste mês. Agora, o procedimento é automático, por meio do cruzamento de informações de bases de dados públicos, federais, estaduais e municipais. Ou seja, o processo é realizado a partir de cadastros do Governo, como no Sistema Único de Saúde (SUS), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Departamento de Trânsito (Detran) e outros. Com o novo sistema, o aposentado ou pensionista não é mais obrigado a ir em agências para realizar a prova de vida. “Hoje o Estado está atrás da pessoa para saber como é que ela está, e não mais a pessoa precisa ir atrás do Estado para fazer a prova de vida”, resume o gerente da Agência da Previdência Social em São José, Tarik Plácido Morais Caland.

Conforme Tarik, caso o associado queira, ele poderá ir ao banco para fazer a prova de vida. “Mas não há mais a necessidade dele fazer todo o atendimento se ele tiver vacinação, cadastro e recadastramento nos órgãos de trânsito, na segurança pública, a própria votação que ele fez agora em 2022 serviu como prova de vida. A atualização no Cadastro Único, renovação de carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte, tudo que tem cadastro biométrico pode valer como prova de vida”, garante o gerente. Caland reforça que o novo sistema facilita para as pessoas que não conseguem sair de casa para fazer a prova de vida nas agências.

A prova de vida estava suspensa desde 2020 até o mês passado devido a pandemia da Covid-19. A partir deste novo ano o sistema automático passou a valer. O programa Comando Marconi abordou mais detalhes sobre o novo sistema em entrevista com o gerente Tarik. Entenda mais na íntegra:

 

Antes, para receber os benefícios, os aposentados e pensionistas precisavam comparecer presencialmente ao banco em que recebiam o benefício. Com o novo sistema, somente quando não for possível a localização do beneficiário através dos dados é que ele será notificado sobre a necessidade da realização da prova de vida.

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi FM