Para comemorar o aniversário de 143 anos de colonização da cidade, a prefeitura de Criciúma divulgou uma programação especial para celebrar a data nesta sexta-feira, dia 6. O dia será marcado com a inauguração de obras importantes para o município e shows de artistas da região durante a noite. As comemorações vão iniciar já na quinta-feira, dia 5, com um culto de Ação de Graças, na igreja Assembleia de Deus, a partir das 19h. Toda a programação será realizada com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Na sexta-feira, dia 6, as comemorações iniciam às 8h, com a missa de Ação de Graças, na Catedral São José, além da apresentação do Coral Show Criança Feliz. Em seguida, às 9h, acontecerá o tradicional corte do bolo de aniversário do município, na Praça Nereu Ramos. Na sequência, às 10h30, será inaugurado o Parque Astronômico Municipal E=mc², na Avenida Aristides Bolan, no alto do Morro Cechinel. Durante a inauguração, uma visita guiada será realizada por todo o local, que tem o objetivo de despertar o conhecimento e curiosidade a respeito do universo. Uma feira de artesanato, com lembranças do parque e da cidade, também será exposta no local para os visitantes.

O programa Comando Marconi abordou mais detalhes sobre a programação especial de aniversário em entrevista com o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Zalmir Casagrande. Ouça mais:

 

“Tudo está sendo preparado para que o dia fique marcado na história da cidade, com grandes inaugurações que vão fomentar o turismo e melhorar a mobilidade urbana da população. Além de toda a questão turística, o Parque Astronômico servirá como incentivo para o estudo da astronomia. Já o binário do bairro São Luiz irá gerar transformação no trânsito e criar um novo eixo de desenvolvimento para a cidade”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

No período da tarde, às 18h, acontecerá a inauguração da primeira e segunda etapa do novo sistema viário de Criciúma, o binário do bairro São Luiz, que compreende às obras do viaduto Engenheiro José Augusto Hülse. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli, o objetivo da obra é desafogar o trânsito na região e criar rotas alternativas. “Essa grande obra permite melhorias na circulação de pedestres, ciclistas e motoristas. O percurso foi beneficiado com ciclofaixas, calçadas acessíveis, rampas, iluminação e sinalização, além de canteiros centrais. Tudo isso deve tornar o trânsito mais fluido e proporcionar mais segurança para os que por ali circulam”, afirmou.

A partir das 20h, shows com artistas locais vão fechar a programação, no Parque das Nações Cincinato Naspolini. Estão confirmadas as seguintes atrações: Marília Dutra, Elton e Everton, Neguinho e Matusa. Além disso, a programação também contará com a participação da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), com uma feirinha de artesãos locais e apresentações artísticas.

A Diretoria de Meio Ambiente também estará presente, com orientação e distribuição de mudas, entre outras atividades. “Será uma noite voltada para a arte local, com uma série de atrações que vão animar o público. As atrações serão bem diversificadas para todos os estilos, com diversão para a família toda”, comentou o diretor de Turismo da FCC, Ismail Ahmad Ismail.

Colaboração: Eduarda Salazar / Decom