Apesar do verão ter iniciado oficialmente na semana passada, os dias estão sendo de temperaturas agradáveis. Esta última semana de ano, até o momento, está sendo nublada e com chuva. De acordo com o climatologista Ronaldo Coutinho, da Climaterra, essa característica se deve ao fenômeno La Ninã, influenciando nas temperaturas e nas ocorrências de chuvas.

Conforme Coutinho, a previsão indica que esse tempo ameno deverá seguir até as primeiras semanas de janeiro. Normalmente, essa época de ano apresenta dias mais abafados e quentes, registrando pancadas de verão no fim do dia. Esse verão está apresentando poucas ocorrências do tipo.

O climatologista ressalta que os meses de fevereiro e março serão mais abafados, podendo apresentar essas condições de pancadas no fim da tarde. Coutinho ainda lembra que ainda não foram registrados dias mais quentes, somente no início de dezembro, no qual no dia 12 chegou a temperaturas próximas dos 40°C.

O programa Comando Marconi abordou mais sobre o assunto em entrevista com o climatologista. Coutinho falou sobre o que se espera para os próximos meses, e fez um balanço das condições climáticas que foram registradas ao longo do ano. Ouça mais:

 

Sobre as ocorrências do ano, Coutinho ressalta que o inverno também foi diferente, não sendo tão frio na época esperada. Outro fator que chama atenção foram os dias frios registrados mais para os meses de outubro e novembro, tendo ocorrências de neve na região serrana.

Por causa da La Ninã, o ano teve os “dois lados da moeda”, conforme Coutinho. Isso porque houve excesso de chuva e estiagem no ano. No entanto, Coutinho afirma que o excesso de chuva foi mais longo, principalmente nos primeiros meses e em maio.

Coutinho ainda menciona sobre o vento na região litoral, no qual, normalmente, as cidades registram calor e o litoral apresenta muito vento. O climatologista explica que isso se deve ao encontro da água do mar, gelada, com o continente, que está mais aquecido. A característica de mais vento no litoral é normal.

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi FM