O Corpo de Bombeiros de Urussanga, que também atende Cocal do Sul, está encerrando o ano com o número de ocorrências semelhante ao do ano passado. Em 2021, foram em média 960 ocorrências gerais, sendo 870 pré-hospitalares, 42 de incêndios e 202 de acidentes de trânsito. Neste ano, foram mais de 860 ocorrências de atendimento pré-hospitalar, em média de 45 incêndios e 207 de acidentes de trânsito. Conforme o responsável pela comunicação social, instrução e ensino do CBM, soldado Alessandro de Oliveira, somente neste ano, a ambulância da corporação atendeu mais de 910 pessoas nas ocorrências.

O programa Ponto de Encontro realizou uma retrospectiva sobre as ações e o trabalho do Corpo de Bombeiros de Urussanga em entrevista com o soldado Oliveira e com o comandante, primeiro-sargento Dione Elisandro Gonçalves de Matos. Ouça na íntegra:

 

De acordo com o soldado Oliveira, dos 207 acidentes de trânsito, Urussanga registrou 158 ocorrências e Cocal do Sul 49. Em Urussanga, muitos casos ocorreram nas principais rodovias, que são a SC-108 e SC-445. O comandante Dione ressaltou para que os motoristas fiquem em alerta ao dirigir por essas duas vias, principalmente quando está chovendo. Oliveira também contou que a maioria dos acidentes de trânsito envolve colisões entre carro e motocicleta.

Nos casos de incêndio, o Corpo de Bombeiros classificou as ocorrências de acordo com os perfis. No estrutural, que é aquele que atinge casas e estabelecimentos, Urussanga registrou cinco incêndios. Os dois de maiores proporções foi o da empresa do ramo de pneus, no qual foram dois dias para apagar as chamas, e o que atingiu três casas no bairro Santana. Além disso, foram registrados 29 incêndios em vegetação e 15 incêndios em lixo ou entulho. O comandante Matos frisou que o incêndio é quando as chamas atingem grandes proporções, sendo necessário o auxílio da guarnição.

Carreata do Bombeiro Noel

O Corpo de Bombeiros de Urussanga promove diversos projetos e ações sociais em toda a região em que atua. Um desses projetos, tradicional de fim de ano, é a Carreata do Bombeiro Noel. A ação é realizada tanto em Urussanga como em Cocal do Sul, e tem o objetivo de distribuir balas e doces para as crianças e famílias. Neste ano, os bombeiros arrecadaram quase 400 quilos de balas. A ação foi realizada no sábado passado, dia 17, em Urussanga, e seria realizada em Cocal do Sul no domingo. No entanto, por causa da chuva, a carreata em Cocal foi transferida para o último sábado, dia 24.