A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizará no dia 1º de janeiro, um domingo, a sessão solene de posse do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm, ambos do PL. A solenidade ocorrerá no Plenário Deputado Osni Régis, às 18 horas, com transmissão ao vivo pela TVAL.

Jorginho e Marilisa foram eleitos no dia 30 de outubro e diplomados pela Justiça Eleitoral em 19 de dezembro. Ele será o 36º governador de Santa Catarina no período republicano. Já Marilisa será a segunda mulher a ocupar o cargo de vice-governadora. O mandato dos dois irá até 31 de dezembro de 2026.

Dar posse ao governador e à vice-governadora é competência exclusiva da Assembleia Legislativa, conforme determina o artigo 40 da Constituição Estadual. A sessão solene será conduzida pelo presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB). Jorginho e Marilisa assinarão o termo de posse e farão o juramento previsto no artigo 65 da Constituição.

Os detalhes da solenidade ainda estão sendo definidos. Além de familiares do governador e da vice, serão convidadas autoridades dos demais poderes e órgãos do Estado. A expectativa é que Jorginho conceda uma entrevista coletiva nas dependências da Assembleia, antes do início da sessão de posse.

Com informações da Agência Alesc