O fim de ano, especialmente pela época do Natal, é um momento em que muitos aproveitam para fazer confraternizações, seja no trabalho, com os amigos ou com a família. Além da boa conversa e da celebração, as confraternizações são marcadas por muita comida e bebida. É nessa mesma época que muitas pessoas acabam exagerando na alimentação. A endocrinologista Lorena Lima Amato listou dicas importantes que podem ajudar as pessoas a não ganhar peso, além de ter controle ao beber álcool.

O programa Ponto de Encontro abordou mais sobre essas dicas em entrevista com a doutora Lorena. Saiba mais:

 

Para a especialista, ficar longe fisicamente da mesa de petiscos pode ser importante, principalmente quando se está com fome e conversando com outras pessoas. Isso porque pode acontecer distrações, no qual a pessoa vai comendo e nem percebe o volume em que está se alimentando. Além disso, outra recomendação é, se possível, comer a salada primeiro, já que são alimentos mais leves e menos calóricos, contribuindo para a digestão.

Outra dica para ficar atento é com o consumo de bebidas alcóolicas. “As pessoas vão enchendo as taças sem ter esvaziado”, comenta a endocrinologista. O ideal é encher a taça após ela ficar vazia, porque assim a pessoa tem o controle do quanto ela está bebendo. Além disso, ao consumir bebidas de álcool, é importante se manter hidratado, o que ajuda até em prevenir embriaguez e uma futura ressaca.

A especialista também orienta para evitar os chamados sabotadores, que são aquelas pessoas que insistem para que a pessoa coma, mesmo sabendo que ela possui restrições alimentares. “Tem gente que está ali na modificação de estilo de vida bem estruturada, bem focada, e não quer colocar tudo a perder porque é fim de ano. Então respeite cada um, eventualmente é até questão de saúde”, ressalta Lorena.

Confira mais dicas

  1. Tente ficar longe das mesas de petiscos, principalmente quando se está com fome ou conversando com outras pessoas. A distração na conversa pode fazer com que você acaba exagerando na comida sem perceber;
  2. Se tem um alimento que você gosta muito nessas festas de fim de ano, não se prive de comer, mas se proponha a ingerir a quantidade ideal, sem exageros;
  3. Se for beber, dê preferência às bebidas com menos açúcar. Espere o copo esvaziar para enchê-lo novamente, tendo controle no que está bebendo;
  4. A cada gole de bebida alcoólica, dê também um gole de água para manter-se hidratado, pois o álcool desidrata o organismo rapidamente;
  5.  Se você exagerou na bebida alcoólica e no dia seguinte vem a ressaca, a dica é manter-se hidratado e usar medicamentos apropriados para os sintomas, mas sempre com a orientação do seu médico. A ingestão de alimentos leves é muito importante para a recuperação após excesso de álcool.

“Passadas as festas de fim de ano, não tenha medo da balança. Pese-se, veja se ganhou peso e retome sua rotina de qualidade de vida, com alimentação equilibrada, atividade física diária e boas noites de sono. São ótimos ingredientes para começar bem 2023”, orienta Dra. Lorena.

Sobre a doutora Lorena Lima Amato

A especialista é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria e doutora pela USP.