O Dia Nacional do Doador de Sangue é lembrado hoje, dia 25, e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está promovendo diversas ações na Semana Nacional do Doador. As ações iniciaram na segunda, dia 21, e seguem até este sábado, dia 26. Todos os centros do Hemosc estão promovendo a semana com o tema “quanto mais eu doou, mais meu coração enche”. O hemocentro de Criciúma atende, desde Passo de Torres a Imbituba, a 26 hospitais e clínicas do sul e extremo sul catarinense. O sangue é essencial para os tratamentos e intervenções urgentes de todos os tipos, desde acidentes, conflitos ou desastres, e ajuda pessoas que correm risco de morte.

Conforme a representante do setor de captação do Hemosc de Criciúma, Daniela Elias, os centros sempre precisarão de doações. Por mais que os estoques sejam suficientes, haverá demanda de pessoas que precisam das doações. Daniela ainda ressaltou que, com a chegada no fim de ano e das férias, as doações tendem a diminuir, por isso a importância de campanhas que reforcem a necessidade de ser um doador. O programa Comando Marconi abordou mais sobre o assunto em entrevista. Ouça:

 

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação. É necessário apresentar documento com foto. Saiba mais sobre os critérios para doação de sangue acessando aqui.

As pessoas de Criciúma e região que querem doar sangue, precisam realizar agendamento através do site do Hemosc ou ligar pelo telefone no número (48) 3444-7410. Acompanhe o trabalho feito pelo Hemosc através das redes sociais: FacebookInstagram e Site.