Com um ano de várias experiências e projetos, o árbitro catarinense Ramon Abatti Abel encerra 2022 sendo indicado ao quatro internacional da FIFA. O anúncio aconteceu no dia 11 de novembro, quando além de Ramon, outro árbitro e três assistentes brasileiros foram nomeados em cerimônia no Rio de Janeiro, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “A gente se abdica de muitas coisas para poder fazer o que ama e poder estar no meio do futebol, apitando os jogos. Então essa palavra, abdicação, é fundamental e é o que a gente faz”, comentou Abel em entrevista ao programa Ponto de Encontro. 

Ramon tem 33 anos e é natural de Turvo, com a família morando em Ermo, sendo que vive há mais de 30 anos em Araranguá. Bacharel em Direito, Abel é árbitro desde os 23 anos de idade pela Federação Catarinense de Futebol. “Foram 12 anos de arbitragem, cinco anos agora de CBF, de muitos jogos, de muitos testes” comentou. Para Ramon, cada jogo em que atua como árbitro é como se fosse a final de uma Copa do Mundo. “Pode ter certeza que vamos nos doar, abdicar cada vez mais, para estar sempre a favor, estar sempre à disposição da arbitragem do futebol”, acrescentou.

O árbitro participou de entrevista e falou mais sobre a sua história na arbitragem. Ouça na íntegra a participação de Ramon no Ponto de Encontro:

 

Ramon Abatti Abel no jogo entre Figueirense e Avaí em 2018 — Foto: Luiz Henrique/Figueirense F.C.