Falta pouco mais de um mês para o início do verão e os cuidados com a pele se tornam ainda mais importantes. Por causa do calor, mais áreas do corpo acabam ficando expostas, tornando-se mais necessário o uso do protetor solar. O dermatologista Adroaldo Luiz Apolinário ressalta que o filtro solar deve ser utilizado em todas as épocas do ano. “Claro que no inverno a área exposta é menor. Você vai aplicar, basicamente, nas mãos, dorso, pescoço, orelhas e no rosto. Com a chegada dos dias mais quentes, você vai expor mais o seu corpo, então essas outras áreas expostas também têm que ser contempladas com o protetor”, comenta o doutor.

É importante ressaltar que para cada tipo de pele existe um filtro solar ideal. Conforme Adroaldo, pessoas com pele oleosa devem usar um protetor que indicam “oil-free” ou “oil-control”. Além disso, as pessoas devem se atentar ao tipo de protetor solar, que varia conforme a região em que ele é aplicado. “As bases utilizadas para os protetores solares corporais geralmente são um pouco mais resistentes à água. Então elas são mais oleosas e muitas vezes no rosto isso não vai ficar legal”, explica.

O especialista reforça que o uso de filtro solar já é indicado para crianças a partir dos seis meses de idade. Os raios solares acabam envelhecendo a pele, causando manchas com o passar da idade. “A gente vê em trabalhadores da construção civil, pescadores, enfim, pessoas que trabalham muito no sol, a acentuação de rugas. A pele fica mais grossa, a gente chama de elastótica, fica amarelada, sem brilho. Então tem vários sinais que nos dão essa idade de que essa pele pegou muito sol”, comenta Adroaldo.

O dermatologista Adroaldo participou de entrevista no Ponto de Encontro e falou mais sobre os cuidados com a pele com a chegada do verão. Ouça:

Parte 01

 

Parte 02

 

KASA DERMA

A KASA DERMA é o novo centro dermatológico de Criciúma e região. O centro fica localizado no bairro Pio Corrêa, na rua Natal Sartor, número 184. O local conta com os atendimentos das doutoras Karla Isabel Coral Ceretta, Angela Lapoli Serra Braga, Silvana Alexandre Dias Zarur e do doutor Adroaldo Apolinário. Conheça a Kasa Derma, atendimentos nas áreas clínica, cirúrgica e estética com as mais recentes tecnologias e com os melhores profissionais. Atendimento a particular, planos e convênios. Agende uma consulta pelo telefone (48) 3433-4442 e acompanhe no Instagram.