A 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), promovida pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), segue até esta sexta-feira, dia 28. É o maior evento acadêmico institucional da universidade, que iniciou na segunda-feira com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalho entre outros. Neste ano, a semana acontece de forma presencial e on-line, com ações no campus da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá.

“A SCT já é um evento consolidado, que reúne debates pertinentes e fundamentais à atualidade e à sociedade onde estamos inseridos, comprovando mais uma vez o caráter comunitário da nossa Unesc. São discussões importantes para compreendermos as potencialidades da transversalidade da ciência, da tecnologia, da  inovação e de todas as áreas do conhecimento, justamente para superar os desafios regionais, nacionais e globais”, salienta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

O programa Comando Marconi abordou mais detalhes sobre o assunto em entrevista. Saiba mais:

 

Ações paralelas

Esta edição do evento recebe ainda o 22º Seminário de Iniciação Científica; o 14º Salão de Extensão; o 12º Salão de Ensino; o 8º Salão de Pós-Graduação; a 9ª Feira de Inovação; o 9º Talento Cultural;  a 8ª Feira de Ciências; o 7º Workshop de Arqueologia; e o 5º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia.

“Este é um evento para estudantes, pesquisadores, professores, profissionais que já atuam no mercado de trabalho, pois é um momento onde várias pessoas trocam experiências científicas, técnicas e de atualização para que todos acompanhem o que há de melhor no campo da ciência, da tecnologia, além de outras experiências. A Semana de Ciência e Tecnologia é um lugar onde as pessoas podem experimentar várias possibilidades de se colocar no cenário do ambiente de trabalho de forma muito atualizada”, fala a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes.

A tecnologia 5G, assunto amplamente debatido atualmente, não poderia ficar de fora da iniciativa da Universidade. Por isso,  uma palestra abordará o tema profundamente. Ainda falando de inovação, a programação contará também com a final do Inova Jovem  e com a Feira de Inovação. Além destes, palestrantes internacionais também compõem a programação. Um deles é o mexicano Miguel Angel Cruz-Pérez, que irá proferir a palestra “Desafios das Pesquisas Científicas nos Geoparques Mundiais da Unesco: áreas Múltiplas do Patrimônio”, dentro do Workshop de Arqueologia.

A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no acessando aqui.

Temática de acordo com a Semana Nacional

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do CREA e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; e  Biozenthi. “A Semana de Ciência e Tecnologia” é o evento institucional da Unesc em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Neste ano,  o evento tem como temática ‘Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil’ e segue os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, conta o coordenador da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia, Rodrigo Machado.

Colaboração: Marciano Bortolin / Agecom Unesc