Com o objetivo de ajudar estudantes do ensino médio a escolher um futuro profissional, a Universidade do Extremo Sul Catarinense irá promover mais uma edição do “Unesc Profissões”. É o maior evento para estudantes do ensino médio em todo o Sul do estado. O Unesc Profissões irá acontecer nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, com programação voltada ao esclarecimento de dúvidas, diálogo e apresentação de oportunidades sobre o futuro das profissões.

É a chance de conhecer temas desafiadores para cada carreira. Para participar, as escolas podem se inscrever acessando o site (clique aqui). Além disso, os interessados em fazer a visita de forma individual podem comparecer ao evento, dirigindo-se ao Ginásio José Antônio Carrilho, na Unesc, e fazer o credenciamento. O Unesc Profissões acontecerá em três turnos: das 7h30 às 12h; das 12h45min às 17h30min; e das 18h às 22h.

“Esta é uma grande oportunidade para os alunos concluintes do Ensino Médio conhecerem as incríveis experiências que só uma Universidade pode oferecer com base nas três dimensões acadêmicas: ensino, pesquisa e extensão. Enquanto Instituição Comunitária, a nossa Unesc, nota máxima do MEC e a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina, tem como diferencial uma forte inserção na sociedade, o que aproxima ainda mais os estudantes da realidade do mercado regional e os coloca como atores do desenvolvimento regional, por meio de centenas de ações e projetos. Nesse sentido, a formação é holística e transformadora, tanto pessoal quanto profissionalmente”, afirma a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Os alunos do Ensino Médio, que em breve irão frequentar o campus da Universidade, também poderão sanar dúvidas sobre bolsas de estudos, fazer testes de orientação profissional, ter contato com trilhas interativas, ir ao Espaço do Professor, além de participar de atrações especiais e participar do sorteio de brindes.

Formação pela experiência

Os visitantes conhecerão de perto o método inovador implementado pela Universidade em 2021, a Graduação Multi, um novo formato pedagógico para os cursos de graduação com olhares voltados ainda mais à conexão com o setor produtivo, setor público e sociedade.

A nova forma de ensinar propõe ainda maior envolvimento dos estudantes, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais.  Ao reforçar a relação teoria-prática já valorizada na Unesc, a Graduação Multi envolve os acadêmicos em seus futuros campos de atuação profissional a partir de aulas em diferentes formatos, aprimoradas com constantes provocações à busca de soluções inovadoras.

“Por meio da proposta, as disciplinas dos cursos presenciais foram repensadas para potencializar o estímulo ao conhecimento por meio de processos inovadores. Todo o processo se baseia no objetivo de proporcionar um aprendizado duradouro, ainda mais preparado para o futuro e ao que o cenário exige”, comenta a pró-reitora de Ensino (Proen), Graziela Amboni.

O assunto foi destaque em entrevista com a pró-reitora Graziela no programa Comando Marconi. Ouça mais detalhes na íntegra:

 

Matrículas abertas

As matrículas para os cursos de graduação da Unesc já estão abertas. Qualquer dúvida pode ser sanada pelo telefone (48) 99915 0433 ou pelo site da Unesc.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos e pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545. A equipe está a postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o próximo semestre.

Colaboração: Marciano Bortolin / Assessoria de Imprensa