O segundo mutirão “Zera Fila” na saúde será iniciado nesta semana, em Urussanga. A primeira ação aconteceu em julho e mais de mil exames de média complexidade foram realizados, com o objetivo de reduzir as filas de espera acumuladas de meses anteriores. Nesta nova etapa, mais de R$ 300 mil foram investidos através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIS-AMREC).

Ao total, serão realizados 1.162 exames, consultas e pequenos procedimentos, sendo: 15 septoplastias e turbinectomias; 100 endoscopias; 70 colonoscopias; 210 ressonâncias; 50 tomografias; 286 ultrassons; 100 eco dopplers; 146 exames cardiológicos; 25 exames OCT binocular; 40 consultas neurológicas; 100 consultas neuropediátricas; e 20 próteses dentárias.

Conforme a secretária de Saúde, Ingrid Zanellato, com o primeiro mutirão, foi possível diminuir algumas esperas, mas novas solicitações surgiram e por isso um nova ação será realizada. ” Esse novo investimento já engloba pequenos procedimentos cirúrgicos, e pouco a pouco, de investimento em investimento, queremos ir reduzindo as filas uma a uma”, ressaltou.

As liberações estão sendo feitas de forma cronológica, através do controle do Sistema de Regulação. O setor responsável pelo agendamento de exames está comunicando às pessoas contempladas por telefone ou WhatsApp, realizando o chamamento dos pacientes para retirada dos guias de autorização. Vale destacar que os exames serão marcados conforme disponibilidade das clínicas autorizadas nas próximas semanas.

Colaboração: Ana Paula Nesi / Assessoria de Imprensa