Neste mês, o mundo todo vive a campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de alertar a sociedade sobre o câncer de mama. Em Cocal do Sul, a realidade não é diferente e a cidade está engajada em chamar a atenção da população para a causa. Pensando nisso, as unidades de saúde do município atenderão as mulheres em horário estendido. As unidades de saúde dos bairros Guanabara, Horizonte, Vila Nova, Cristo Rei, Jardim Itália e Jardim Elizabeth, estão com horários estendidos nas quartas-feiras, das 17h às 20h, por meio de agendamento, e a unidade do centro, todos os dias, das 17 às 21h.

De acordo com a secretária de Saúde, Glícia Pagnan, a intenção é alertar as mulheres quanto ao diagnóstico precoce, buscando pelo tratamento do câncer para aumentar as chances de cura. “Assim, o Outubro Rosa é o mês para lembrar a todas as mulheres da importância do relacionamento consigo mesma e os cuidados essenciais com sua saúde”, salienta.

A Secretaria de Saúde também irá promover uma palestra aberta ao público, com o tema relacionado ao Outubro Rosa, para incentivar as mulheres a cuidarem da própria saúde. O local da palestra será divulgado em breve. Já as unidades de saúde do município estão utilizando de decorações e lembranças para entregar às pacientes que estão indo fazer as consultas.

Sobre o câncer de mama 

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, consiste em um tumor maligno que se desenvolve a partir das células da mama, sendo uma doença causada pela multiplicação desordenada de célula anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir órgãos.

Sintomas do câncer de mama:

  • Aparecimento de um nódulo ou espessamento da mama, próximo a ela ou na região da axila;
  • Alteração no tamanho ou na forma da mama;
  • Alteração no aspecto da mama, auréola ou mamilo;
  • Saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade mamilar ou inversão do mamilo para dentro da mama;
  • Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele da mama adquire um aspecto de casca de laranja);
  • Sensações diferentes como calor, inchaço e rubor.

Colaboração: Amanda Farias / Assessoria de Imprensa