O Dia Mundial dos Animais foi lembrado no dia 4 de outubro, em homenagem ao padroeiro dos animais e da natureza, São Francisco de Assis. A data serve para reforçar a sensibilidade das pessoas sobre a importância dos animais e da garantia de seus direitos. Para isso, existem diversos projetos sociais e organizações que lutam pelo bem-estar animal. Um desses projetos é o Abraço Animal, de Balneário Camboriú, que é exemplo em todo o estado. Criado no início de 2019, o projeto é um programa que protege e resgata os animais domésticos e silvestres em situações de vulnerabilidade, machucados ou que possam oferecer riscos.

Conforme a presidente do Conselho Municipal de Proteção Animal de Balneário Camboriú, Karine Almeida Gomes, o projeto conta com o apoio integrado de diversos órgãos públicos. Em Balneário Camboriú, as pessoas acionam o 153 para fazer denúncias de animais abandonados, em risco ou sofrendo maus-tratos. O Abraço Animal conta com o apoio da guarda municipal ambiental e secretarias da Saúde e Meio Ambiente. Em três anos de projeto, o grupo resgatou mais de 5.100 cães e gatos e mais de 2.200 animais silvestres.

O programa Ponto de Encontro abordou mais detalhes sobre o projeto Abraço Animal em entrevista com Karine. Conheça mais:

 

Conheça mais sobre o projeto Abraço Animal acessando aqui.