O retorno da tradicional festa criciumense está marcado para os dias 27, 28 e 29 de outubro. Os moradores criciumenses poderão reservar os três dias para a Quermesse da Tradição e Cultura 2022. O evento será realizado no estacionamento da Catedral São José e uma parte na Praça Nereu Ramos, corredor em frente as Lojas Pernambucanas (apenas referência). Além da definição das datas, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) já realizou a primeira reunião de início dos alinhamentos com as instituições participantes.

Segundo o presidente da FCC, Zalmir Casagrande, a primeira reunião contou com a presença das sete etnias e das oito entidades beneficentes que vão participar do evento. “Começamos os primeiros alinhamentos para quermesse. Nos reunimos com o pessoal para falarmos sobre a estrutura e os demais assuntos que envolvem o andamento do evento”, explicou.

Quermesse

Este ano a quermesse volta à moda antiga. O presidente ressalta que o objetivo é resgatar as tradicionais festas ao redor da igreja e da reunião familiar. “Queremos proporcionar um ambiente familiar, em que as famílias possam aproveitar um dia na praça e acompanhar apresentações e saborear diversos quitutes”, completou.

A Quermesse da Tradição e Cultural iniciou em 1989 e seguiu até 2000, ocorrendo na Praça Nereu Ramos. Após 2000, começa a ser chamada de Festa das Etnias. “Em 1989, tínhamos a participação de cinco etnias, e nos próximos anos outras duas entraram nas festividades. De 2000 a 2006, a festa era mais itinerante. Depois de 2006 até 2019, ela passou a ser realizado no Pavilhão de Exposição José Ijair Conti”, afirmou. “Ela começou com esse caráter mais familiar, em volta da praça, com as barraquinhas e apresentações culturais”, comentou. O evento cultural reúne representantes de sete etnias: alemã, árabe, espanhola, italiana, negra, polonesa e portuguesa.

Colaboração: Ana De Mattia / Decom