Uma comitiva formada por 12 mulheres representando a Coorsel esteve presente no 17º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, no bairro Ingleses, em Florianópolis. Mais de mil participantes de toda Santa Catarina compareceram ao evento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC), nos dias 21, 22 e 23.

A relevância da mulher no sistema cooperativista e assuntos como protagonismo, autoestima, autocuidado e valorização feminina foram os tópicos mais abordados nas palestras e oficinas práticas. Além disso, o evento contou com intervenções cênicas do grupo Espaço Sou Arte. “As diferentes faces da mulher cooperativista” foi o tema do encontro, que demonstra a diversidade das mulheres cooperativistas, cada uma com suas características individuais, mas com um aspecto em comum: o cooperativismo.

Para o presidente Ivanir Vitorassi, investir nas mulheres é tido para ele como uma das prioridades de sua gestão. “No encontro, eu vi que este trabalho feito junto aos grupos de mulheres tem dado muito certo. É contagiante ver a felicidade e o bem-estar delas, é muito bonito quando a força feminina se sobressai, quando elas se empoderam. Somos uma cooperativa de distribuição de energia, mas o bem-estar da coletividade, das famílias, dos nossos associados é a razão de nosso trabalho. Parabéns a todas as mulheres que participaram”, ressaltou ele.

A coordenadora dos programas sociais da Coorsel, Marijane Borati Frasson, também esteve presente. “Este encontro foi maravilhoso, uma transformação na vida de quem participou. Por meio das atividades, o SESCOOP reforçou a importância da mulher no meio cooperativista. Agradeço ao presidente Vitorassi por nos possibilitar que participássemos deste evento e a todas as mulheres participantes de nossas duas turmas do programa”, afirmou. A associada Sirlei Salvan também falou sobre a experiência. “Como mulher cooperativista, foi um imenso prazer estar aqui. É uma gratidão sem tamanho ter participado do programa e agora deste evento. Eu não tinha noção de que tudo isso iria contribuir tão positivamente para nossas vidas”, contou.

Protagonismo feminino

“Os 5 passos para o sucesso” foi o tema de abertura das palestras. A especialista em Poder Pessoal, mestre em Persuasão, Dani Amaral, propôs uma reflexão sobre como enfrentar os desafios, através do lema “eu sou aquilo que eu desejo me tornar”. A psicoterapeuta somática, Fabrícia Machado, apresentou a palestra “Assumindo a mulher que você é”. “Aprendendo a rir de si mesmo” foi a palestra conduzida pela psicóloga, teóloga, mestre em administração de empresas e mágica, Meiry Kamia. Especialista em neurociência, Meiry falou sobre os impactos do estrese, ansiedade e depressão.