A menopausa se refere a data da última menstruação da vida da mulher. É uma data muito importante, porque marca o período chamado climatério, que é a transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase da menopausa. Essa nova fase inicia com os primeiros sinais de falência ovariana. A idade média para que a mulher entre na menopausa é de 49 a 51 anos. A menopausa é considerada precoce quando ela ocorre antes dos 40 anos, e tardia após os 55 anos. As mulheres podem apresentar diversos sinais e sintomas, que variam de acordo com o organismo de cada paciente.

Conforme a ginecologista Bianca Bez Batti De Pellegrin, um dos sintomas mais comuns é o famoso “calorão”, conhecido como fogacho. A mulher sente uma súbita sensação de calor intenso na face, no pescoço, parte superior do tronco e nos braços, de forma recorrente. Além disso, a paciente pode perceber alterações no fluxo menstrual, além de ter ressecamento vaginal, dores nas relações sexuais, coceira ou sensação de ardência no local. A doutora Bianca participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e esclareceu mais detalhes sobre a menopausa. Ouça mais:

 

O diagnóstico é realizado em uma consulta, quando a paciente informa quando foi a última vez em que menstruou. Se ela ocorreu há mais de um ano, é muito provável que a mulher esteja passando pela fase. A doutora Bianca explica que o tratamento é realizado de acordo com cada paciente. Dependendo dos sintomas que a mulher possui, ela poderá fazer uma reposição hormonal ou medicações não hormonais. De acordo com a especialista, há várias tecnologias que permitem uma melhor qualidade de vida para a mulher.

Bianca ainda ressalta que é muito importante que as mulheres continuem suas consultas com o ginecologista, mesmo após a menopausa. No consultório são avaliados outros diversos fatores da saúde da mulher. Por isso a necessidade da realização de exames de rotinas, tanto os ginecológicos como os gerais.

Agende uma consulta com a ginecologista Bianca Bez Batti de Pellegrin:

Consultório Urussanga: Rua Vidal Ramos, número 170, primeiro andar, sala 5, Centro. Telefones: (48) 3465-1798 / WhatsApp: (48) 9 9600-5079

Policlínica AAPIU: Rua Barão do Rio Branco, 330, Centro. Telefones: (48) 3465-2248 / WhatsApp: (48) 9 9801-4747

Consultório Orleans: Clinivida, Rua Vereador Afonso Zanini, número 351, Barro Vermelho. Telefones: (48) 3466-0671 / WhatsApp: (48) 9 9108-5418

Confira mais dicas e orientações nas redes sociais: FacebookSite Instagram.