Urussanga possui nove vagas de agente recenseador para atuar no Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As inscrições são totalmente gratuitas e podem ser feitas até esta sexta-feira, dia 16, no posto de atendimento do instituto, que fica localizado na Secretaria de Educação, no bairro Da Estação. Os interessados devem apresentar os documentos pessoais, como CPF, RG, título de eleitor, comprovante de residência e número da conta corrente. O agente recenseador é responsável por fazer as visitas em domicílio e realizar as entrevistas do censo. A renumeração do trabalhador é por produção, ou seja, ele recebe conforme o número de entrevistas e de pessoas entrevistadas. Além disso, o agente trabalha conforme a sua disponibilidade de tempo, já que há casos em que ele atua na vaga como forma de renda extra.

As pesquisas do Censo 2022 estão sendo realizadas desde o início de agosto e deverá seguir até novembro. A pesquisa é realizada a cada dez anos, mas por conta da pandemia da Covid-19, o Censo de 2020 não pode ser feito. A pesquisa demora em média de 15 a 20 minutos para ser respondida.

O Posto do IBGE de Urussanga fica localizado dentro da Secretaria da Educação, na rua João Maria Cancelier, número 85, no bairro Da Estação.