Os brasileiros com cidadania italiana podem votar nas eleições parlamentares da Itália. Para isso, as pessoas receberam pelos correios um envelope com as cédulas para o voto. As eleições italianas acontecem no dia 25, sendo que é preciso encaminhar a carta com o voto para os correios até o dia 18. É importante ressaltar que o dia 18 é em um domingo, por isso é necessário que o envelope seja entregue no horário de serviço dos correios. Os votos devem chegar ao Consulado Italiano, em Curitiba, até as 16h do dia 22. O presidente do Comitê dos Italianos no Exterior (Com.it.ES), Eduardo Bonetti, explica que há duas cédulas no envelope, uma verde, para votar no candidato ao Senado, e uma marrom, para os dois candidatos a Câmara. É possível também votar somente na legenda do partido. Todas as instruções estão presentes junto com as cédulas no envelope.
O presidente Eduardo comentou que o voto não é obrigatório na Itália. “Mas eu costumo dizer que é uma obrigação moral e cívica, é o exercício da cidadania plena”, ressaltou. “Eu gostaria de fazer um apelo a todos os italianos residentes aqui, que estão inscritos no registro civil de Curitiba, que exerçam o seu voto. Votem, tirem o envelope da gaveta, façam as suas escolhas, mesmo que apenas em partidos”, completou Bonetti. O presidente explicou também que as eleições italianas acontecem de cinco em cinco anos, mas que, neste ano, elas foram antecipadas devido a crise política. O assunto foi destaque em entrevista com o presidente Eduardo durante o programa Comando Marconi. Entenda mais na íntegra:
O presidente frisou para que os votantes pesquisem sobre os candidatos para fazer a melhor escolha. Em toda a América Latina, são mais de 1,8 milhões de pessoas que podem votar nas eleições da Itália. Serão eleitos oito deputados e quatro senadores pelos votos de cidadãos residentes no exterior, em qualquer continente. Eduardo ainda ressaltou que é importante que as pessoas votem, já que há risco do Brasil ficar sem representantes no parlamento italiano. Bonetti também esclareceu que quem não recebeu o envelope a partir do dia 11 pode solicitar a duplicata. A solicitação deve ser feita através do e-mail curitiba.elettorale@esteri.it. Outras dúvidas podem ser esclarecidas com Eduardo no número (48) 99173-6102.