Morro da Fumaça está provendo o projeto Coração do Futuro, que tem o objetivo de monitorar a saúde cardíaca dos moradores entre 40 e 80 anos de idade, como forma de prevenção. A iniciativa é pioneira no Brasil, sendo que as inscrições já estão abertas e seguem até o final do mês. Os interessados devem preencher o formulário disponível no site da prefeitura (acesse aqui). De acordo com a secretária de Saúde, Marijane Felipe, além de ter a idade prevista no projeto, também é necessário que a pessoa não tenha nenhum histórico de problemas cardiovasculares para poder participar, já que a finalidade do programa é prevenir eventos futuros. Os participantes devem ser moradores de Morro da Fumaça.

Marijane explicou que, após o encerramento das inscrições, a equipe de saúde irá chamar os pacientes entre 60 e 80 anos primeiramente, sendo gradativamente ampliado para as pessoas mais jovens. Os participantes terão a oportunidade de realizar exames laboratoriais, monitorização residencial da pressão arterial e a avaliação do escore do cálcio coronariano. Todos os profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Morro da Fumaça serão treinados para tratarem os pacientes diagnosticados com risco potencial. “A gente precisa trabalhar a prevenção, sendo que as doenças cardiovasculares são as líderes de mortalidade no Brasil. Então nós como poder público, é um dado muito preocupante, a gente precisa implantar políticas públicas efetivas, eficientes, para estar atendendo essas comorbidades”, ressaltou a secretária de Saúde.

O município também planeja realizar outras ações que irão atender os moradores que já possuem problemas no coração, contribuindo com o monitoramento desses pacientes. A secretária Marijane participou de entrevista no programa Comando Marconi e esclareceu mais detalhes sobre a iniciativa. Confira na íntegra:

 

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi FM