Urussanga bateu nesta semana a meta de imunização em crianças com menos de cinco anos contra a poliomielite. O município alcançou a marca de 96,23% na cobertura geral. “Da estimativa de 849 crianças na idade de vacinação, 817 já foram imunizadas. Isso é um número muito importante e resultado de um trabalho intenso de toda equipe da saúde. Desde o início da campanha, em 8 de agosto, várias ações nas comunidades e escolas foram realizadas a fim de batermos a meta que era de 95%, e garantirmos a proteção dos pequenos”, destaca a coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Lylian Barzan Pluceno da Silva.

Dentre as ações coordenadas pelos profissionais, destacam-se: a busca ativa, verificação da situação vacinal e vacinação nas escolas. Com os atuais números, Urussanga é o município com melhor índice geral, seguido de Cocal do Sul com 95,65%, e Treviso com 86,79%.

Campanha de Multivacinação e Pólio prorrogada

Apesar dos bons números apresentados em Urussanga, alguns municípios da Amrec e de todo o Brasil não atingiram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 95% de imunizações. Para se ter ideia, dados do órgão mostram que até o dia 2 de setembro, apenas 32,5% das crianças em idade vacinal contra a poliomielite (4 anos, 11 meses e 29 dias), haviam sido imunizadas no país. Por isso, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos de idade, foi prorrogada até o dia 30 de setembro de 2022.

“É a chance para que nós, em Urussanga, possamos chegar até 100% e vacinar todas as nossas crianças. Mas não podemos esquecer da atualização da caderneta, já que além da pólio, outras doenças também têm as vacinas como principal forma de prevenção”, destaca a Secretária Municipal de Saúde, Ingrid Zanellato.

Para receber qualquer uma das vacinas, basta ir até a Unidade de Saúde mais próxima, munido com a Caderneta de Vacinas e Cartão do SUS.

Colaboração: Ana Paula Nesi / Assessoria de Imprensa