A Estação Experimental de Urussanga completou 80 anos de existência neste mês de agosto. Com fundação ligada ao Ministério da Agricultura como subestação de enologia. Hoje, o centro faz parte da Epagri e desenvolve pesquisas sobre as frutas de caroço, além do maracujá e mandioca, para todo o estado catarinense. Além disso, o espaço conta com a estação meteorológica, que existe há quase 100 anos, onde realiza diversas pesquisas sobre o clima da região, que auxiliam agricultores e produtores rurais.

O programa Comando Marconi abordou mais detalhes sobre isso em entrevista com o doutor Álvaro José Bach, responsável por contribuir na área de recursos hídricos e meio ambiente. Entenda mais na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Álvaro trabalha na estação há mais de 30 anos desenvolvendo pesquisas sobre a área de recursos hídricos. O setor é muito importante para a região, já que as pesquisas realizadas ajudam nas atividades que podem ser prejudicadas com o excesso ou falta de chuva. “As chuvas intensas interferem em várias atividades humanas na área, agronomia, conservação do solo, causam erosão… Então para evitar e contornar esses problemas tem que dimensionar as obras, os canais, e assim por diante”, explica.

Leia também:

Estação Experimental de Urussanga completa 80 anos de história