Localizada entre os bairros Cristo Rei e Jardim Itália, a barragem do Rio Cocal é a principal represa de Cocal do Sul, que atualmente vem passando por obras de ampliação e desassoreamento, além de limpeza no rio. O objetivo é prepará-la para o armazenamento de água e garantir qualidade. Os trabalhos estão na reta final, faltando apenas a colocação de cercamento ao redor da barragem.
De acordo com o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Alisson da Silva, anteriormente a barragem possuía área de 3.862 metros quadrados e capacidade de reserva de 9.886,72 metros cúbicos. Com a ampliação, a área passará para 5.744 metros quadrados e capacidade de reserva de 17.576,04 metros cúbicos.
“Após a limpeza do assoreamento da bacia da barragem, a capacidade de reserva passou de 9,9 mil metros cúbicos para 17,6 mil metros cúbicos, tendo como resultado uma capacidade de volume de reserva aumentada em 77,78%”, detalha Alisson. Ainda segundo o diretor, há aproximadamente 15 anos não era realizada limpeza no rio e nem uma obra como esta.
Os trabalhos contaram com aproximadamente 1,5 mil caminhões de lodo e terra, além de máquinas de escavadeira que operaram diariamente no local. O valor total investido na ampliação foi cerca de R$ 215 mil, através de recursos próprios da administração.
O prefeito Fernando de Fáveri (MDB) frisa que os trabalhos não param com esta obra e que outras barragens serão ampliadas no município. “O próximo passo será a ampliação da barragem da Linha Vicentina, depois na Linha Ferreira Pontes, além da possibilidade de aquisição de uma nova barragem”, declara.
Colaboração: Amanda Farias / Assessoria de Imprensa