Urussanga ainda possui 14 vagas em aberto para agente recenseador para o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até quarta-feira, dia 3, na sede do IBGE de Urussanga, que fica na Secretaria de Educação, no bairro Da Estação. Os interessados devem apresentar cinco documentos: RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e número da conta corrente. O agente é o responsável por visitar os domicílios de toda a cidade para fazer a pesquisa do censo. As pesquisas iniciaram em todo o Brasil na manhã de hoje, dia 1º. Em Urussanga, as visitas já estão acontecendo nos bairros Morro da Glória e Bom Jesus.

De acordo com as agentes censitárias supervisoras do IBGE em Urussanga, Regina Leopoldo e Lenita Possamai, a cidade possuia 19 vagas em aberto, porém somente cinco foram preenchidas, por isso o novo prazo para as inscrições. A renumeração do trabalhador é por produção, ou seja, ele recebe conforme o número de entrevistas e do número de pessoas entrevistadas. O agente trabalha conforme a sua disponibilidade, já que muitos atuam na vaga como forma de renda extra. Por isso, as pesquisas podem ser feitas nas casas após o horário comercial e em finais de semana. A pesquisa deve ser feita em todo o país em um prazo de três meses.

O programa Comando Marconi abordou mais detalhes em entrevista com as agentes Regina e Lenita. Saiba mais:

 

As informações do Censo são muito importantes para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas para a realização de investimentos na cidade. De acordo com o IBGE, qualquer morador acima de 12 anos pode responder as informações por todos os demais moradores do domicílio. A pesquisa demora em média de 15 a 20 minutos. Além disso, é importante ressaltar que os agentes estarão devidamente identificados.