Sempre com objetivo de colocar em prática os princípios do cooperativismo, a Cooperja organizou durante toda a última quinta-feira, dia 7, o Dia de Cooperar, na área de CDC, em Jacinto Machado. O evento reuniu mais de 200 pessoas de vários municípios da região de atuação da cooperativa e de outros munícipios que vieram conhecer a estrutura bem como o horto de plantas bioativas e se encantaram com a organização do evento.
“Foi um dia maravilhoso de aprendizado e cooperação. Aprendemos muito e através da cooperativa temos esta oportunidade de participar de momentos únicos como este, de fazer novas amizades e troca de conhecimentos”, elogia a participante Maria de Lourdes Bauer Scheffer, moradora de São João do Sul. O presidente Vanir Zanatta esteve presente e falou da importância do evento para a comunidade, bem como a cooperação e os ensinamentos que são propagados neste tipo de ação.
O evento contou com a parceria da Epagri, Pastoral da Saúde da Paróquia Santa Terezinha, Núcleos femininos da Cooperja e IFC Santa Rosa do Sul, assim como associadas e esposas de colaboradores da cooperativa, que apresentaram oficinas a base de farinha de Arroz Caçarola, biomassa de banana verde, panificação com panc’s, sabão com tintura de ervas, pomada milagrosa, sal temperado, produção de vinagre de frutas, sabonete artesanal com plantas Bioativas/Medicinais e balinhas de Gengibre. Os participantes puderam participar de até duas oficinas.
Para a coordenadora social Elisabete Biz dos Santos, o evento superou as expectativas do retorno das atividades presenciais. “Todos nós da organização ficamos muito contentes com o sucesso de público e todo conhecimento que foi repassado neste dia, foi muito valioso. Agradeço a todos os parceiros que se dedicaram e fizeram tudo com tanto carinho, e repassaram tão bem o que sabem. Além de ser um dia de cooperação, o objetivo foi levar saúde e bem-estar aos participantes”, destaca Santos.
Ao fechar o dia de conhecimentos, o psicólogo da Cooperja, Tiago Vitali, falou sobre saúde coletiva. “Foi um momento muito importante de compartilhar o saber com a comunidade, multiplicando ações coletivas voltadas a Saúde coletiva, tema da palestra. A qual foi abordado a importância e representação da sociedade, como a saúde de todos. Toda comunidade tem uma parcela de responsabilidade com o ambiente da qual está inserida, com o bem estar psicossocial de todos. Cada um deve fazer sua parte para um mundo, humanizado e cooperativo. Seguindo os princípios do cooperativismo”, comenta Vitali.
Colaboração: Aline Somariva / Assessoria de Imprensa