Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) mostram que em 75% dos casos de asma a rinite está associada. Cerca de 10% dos brasileiros possuem asma e os principais sintomas são a falta de ar, chiado no peito, tosse, sensação de cansaço e opressão no peito. O membro do Departamento Científico de Asma da ASBAI, doutor José Elabras Filho, explica que a associação da asma e a rinite se dá porque ambas são doenças que possuem um mecanismo muito semelhante. O especialista esclarece que há uma interação entre o trato respiratório superior e o trato respiratório inferior, ou seja, o nariz e os pulmões.
Quando respiramos, naturalmente o ar entra pelo nariz e os alérgenos também, causando sensibilização alérgica e fazendo com que haja uma hiper-reatividade no brônquio. Por esse motivo que pessoas com rinite têm um risco maior de desenvolver a asma sintomática. “Com isso a gente vai ter uma integração muito grande, que vai levar essa associação de doenças da rinite com a asma”, comenta o doutor José. O programa Ponto de Encontro abordou mais sobre o assunto em conversa com o especialista da ASBAI. Confira a íntegra da entrevista no player abaixo:
Doutor José Elabras ainda ressaltou que é comum que as pessoas confundam a asma com a bronquite. Uma pessoa com asma apresenta dores no peito, crises de falta de ar e tosse. Já uma pessoa com bronquite crônica possui um quadro de tosse com expectoração diária, ou seja, ela pode vir a apresentar falta de ar, mas geralmente os episódios acontecem por causa de esforços. Além disso, também há a bronquite asmática, que é quando a pessoa possui os sintomas relacionados ao contato com a poeira, cheiro forte, fumaça, mofo e outros fatores.
Sobre a ASBAI
A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 23 estados brasileiros.