Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o tradicional Café da Anita será realizado nesta terça-feira, dia 08, na praça Anita Garibaldi, em Urussanga. O café será servido a partir das 08h30min e, além disso, o comércio urussanguense abrirá às 09h30min para que as lojistas possam aproveitar o momento. As mulheres também poderão contar com profissionais que estarão oferecendo serviços de unha e sobrancelha. O Departamento Municipal de Esportes (DME) também estará com uma equipe de Zumba e a Secretaria de Saúde realizará a medição da pressão arterial além de outros procedimentos voltados a saúde da mulher.

Rosa Miotello foi a idealizadora da iniciativa enquanto era vereadora em 1997. A parlamentar levou, no dia 8 de março daquele ano, rosas para a câmara municipal, oferecendo às mulheres e para que os vereadores dessem para as mulheres da família. No começo, eram organizados cafés pequenos para comemorar o dia. Com a repercussão a cada ano do evento, a quantidade de mulheres aumentava, passando a ser realizado na Praça Anita Garibaldi, no centro da cidade de Urussanga.

O evento não foi realizado em 2021 por conta da pandemia da Covid-19. Um ano antes, em 2020, a comemoração foi realizada dias antes da pandemia se agravar e ter início a quarentena de fato. Neste ano, a equipe organizadora do café pede para que as pessoas utilizem as máscaras quando não estiverem se alimentando e que apresentem a carteira de vacinação contra o novo coronavírus. Tanto o café como as outras atrações são gratuitas e destinadas a todas as mulheres.

O programa Comando Marconi abordou mais sobre o assunto em entrevista com as organizadoras do Café da Anita 2022. Ouça a entrevista com a Rosa Miotello, com a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem, Kamila Fretta, com a gestora executiva da CDL Master, Marinete Martins, e com a Secretária de Assistência Social, Rosane De Brida Benedetti:

Parte 01

 

Parte 02