Dia 13 de outubro é lembrado por ser o Dia Mundial da Trombose. Uma campanha que visa aumentar a conscientização sobre o problema foi lançada, Olhos Abertos à Trombose. A iniciativa deste ano está sendo realizada em 110 países envolvendo cerca de 3 mil parceiros, dentre eles está a Clínica Scan. Conforme a médica responsável técnica pela clínica, a angiologista Ana Paula Martins Nazário, a trombose se dá quando há uma parada de circulação em um veia ou artéria. Isso faz com que o sangue fique mais “gelatinoso”, podendo entupir a circulação nesta veia ou artéria, evoluindo para uma embolia pulmonar, caso este coágulo se desprenda e se movimente pela corrente sanguínea.

Geralmente a trombose se desenvolve na panturrilha, conhecida popularmente como batata da perna. “Como a gente tem a panturrilha como o nosso principal músculo, que a gente chama de coração periférico, quando essa musculatura, por algum motivo, não está tão eficiente ou a pessoa ficou muito tempo parada ou deitada na cirurgia, você começa a pegar a formação no trombo na parte mais distal do seu corpo, que é aonde “acumula” o seu retorno venoso”, explica Ana Paula. Pessoas que possuem algum tipo de câncer, por exemplo, podem estar mais propícias ao desenvolvimento de trombose. Além disso, a especialista ressalta a importância da prática de atividades físicas e de se hidratar, que são fatores simples que podem reduzir o risco de formação de coágulos sanguíneos.

A doutora Ana Nazário explicou mais detalhes sobre a trombose durante entrevista ao Comando Marconi. Ouça na íntegra:

 

A Clínica Scan possui exames que mapeiam a situação de um paciente com trombose. Segundo Ana Paula, o ultrassom com doppler possibilita que o médico analise toda a perna da pessoa, da virilha ao tornozelo, verificando os trajetos venosos que possibilitam identificar o fluxo sanguíneo. Este importante exame pode ser feito na clínica através de encaminhamento médico ou de uma consulta com a própria Ana Nazário.

Saiba mais sobre a Clínica Scan nas redes sociais: Instagram, Facebook e Site. Agende uma consulta pelo telefone (48) 9 9654-7222.