Uma audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Urussanga será realizada nesta quinta-feira, dia 7, a partir das 19 horas. Conforme a diretora de planejamento, Mariela Iana Fabris Moraes, a Lei Federal nº 12.587/2012 visa que todos os municípios criem um plano de mobilidade urbana. Com isso, Urussanga está inserida no plano junto a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Os estudos na região iniciaram em março de 2019, e agora, por conta da pandemia, os trabalhos foram retomados em maio deste ano. A empresa Alto Uruguai, de Concórdia, foi a vencedora da licitação para a elaboração do plano, no qual o produto final será apresentado nesta semana.

A empresa responsável realizou levantamentos através de dados, elaborou um diagnóstico e prognósticos de possíveis problemas de mobilidade. De acordo com Mariela, o plano de mobilidade tem o objetivo de trazer diretrizes e soluções para os problemas existentes no município, em um período de longo prazo. A coordenadora explicou que a mobilidade urbana envolve o trânsito, transporte público, pedestres, ciclistas e afins. Em maio, Urussanga realizou uma oficina comunitária, na qual a população pode participar apresentando as demandas do município. Agora, serão apresentadas as propostas para os pedidos que foram feitos e das análises realizadas na cidade.

Ouça a entrevista completa com Mariela para o programa Comando Marconi e entenda mais detalhes sobre o assunto:

 

A audiência pública ocorre na Câmara de Vereadores de Urussanga, mas também será transmitida remotamente (acesse a audiência on-line aqui).

Da Redação