Na dermatologia, a pele do homem e da mulher se diferem. O dermatologista Adroaldo Luiz Apolinário explica que a pele masculina possui influência por conta da testosterona. O hormônio faz com que a pele seja caracterizada por ser um pouco mais espessa e glândulas sebáceas mais funcionantes. “Isso não é a regra, mas tem uma tendência a ser um pouco mais oleosa, com os poros mais aparentes”, explica. Conforme Adroaldo, observando por outro aspecto, os homens não desenvolvem o melasma, que são manchas que, geralmente, aparecem em mulheres que tomam contraceptivos ou após a gravidez. O melasma é decorrente de uma alteração hormonal com o estrogênio, mas não quer dizer que homens não possam ter, porém são casos mais raros.

Além destas diferenças, algo observado pelo especialista é o aumento da demanda pela procura de profissionais do ramo. A parte dermatológica muitas vezes está relacionada a estética, no qual é algo que também é ofertado na KASA DERMA, novo empreendimento no qual Adroaldo faz parte da equipe. O dermatologista urussanguense explicou mais detalhes sobre a área e as suas novidades na estética em entrevista ao Ponto de Encontro. Confira a seguir:

Parte 01

 

Parte 02

 

Para o envelhecimento da pele, Adroaldo explica que existem cremes anti-age, que promovem renovação celular na camada mais superficial da pele. Associado a isto, o dermatologista comenta sobre os procedimentos, como o uso da toxina botulínica, conhecido popularmente como “botox” por conta do nome de uma marca. “É um procedimento imensamente difundido na população masculina, hoje já se faz muito, principalmente nas linhas de expressão”, comenta. “Essa atividade muscular da mímica quando a gente vai se expressar, e ao longo dos anos essas expressões vão marcando. E hoje é possível atenuar isso, até prevenir com a aplicação da toxina.” Essa aplicação, conforme Adroaldo, possui uma duração de cerca de cinco a seis meses e resulta em algo natural.

“A toxina promove um relaxamento, uma paralisia na musculatura. O nosso rosto tem músculos que são responsáveis pela nossa mímica, pela nossa expressão, então determinados pontos desses músculos são tratados com o botox, com a toxina”, esclarece. Nestes pontos que recebem a injeção, os músculos acabam mais relaxados, evitando uma testa mais franzida, por exemplo. O procedimento, se realizado nas doses corretas, não é capaz de mudar a expressão de uma pessoa.

Já os preenchedores são substâncias utilizadas para distender uma região da pele. “Por exemplo, devolver a maçãzinha do rosto, desenhar um lábio, preencher um lábio ou aumentar”, explica. O preenchedor é caracterizado por ser um material transparente que lembra um gel. Conforme Adroaldo, normalmente é feito com o ácido hialurônico. “A vantagem desse produto é que ele é um produto compatível com a pele, não é definitivo”, completa.

Doutor Adroaldo Luiz Apolinário faz parte do centro dermatológico KASA DERMA

KASA DERMA

A KASA DERMA é o novo centro dermatológico de Criciúma e região. O centro fica localizado no bairro Pio Corrêa, na rua Natal Sartor, número 184. O local conta com os atendimento das doutoras Karla Isabel Coral Ceretta, Angela Lapoli Serra Braga, Silvana Alexandre Dias Zarur e do doutor Adroaldo Apolinário. Conheça a Kasa Derma, atendimentos nas áreas clínica, cirúrgica e estética com as mais recentes tecnologias e com os melhores profissionais. Atendimento a particular, planos e convênios. Agende uma consulta pelo telefone (48) 3433-4442 e acompanhe no Instagram.