A artrose do quadril, conhecida também como osteoartrite, é considerada uma doença degenerativa que afeta as cartilagens, desgastando as articulações. De acordo com o ortopedista especialista em cirurgias no quadril, doutor Marcelo Baggio, o desgaste da cartilagem causa dificuldades na movimentação do encaixe da bacia, gerando dor e desconforto. O médico explica que a articulação do quadril é formada por uma parte da cabeça do osso fêmur junto com o acetábulo. “É uma estrutura que está na bacia, no osso da pelve, os dois juntos com a articulação, essa parte articular da cabeça do fêmur com o acetábulo acabam dando origem ao nosso quadril, que é o que vai fazer toda a movimentação que a gente conhece”, esclarece.

As dores causadas pela artrose geralmente atingem a região da virilha (inguinal). Mas isto não quer dizer que é apenas nesta área que serão sentidas. Baggio afirma que os pacientes podem sentir dores na parte interior da coxa, na região glútea ou na coluna. O ortopedista participou do programa Ponto de Encontro e esclareceu mais detalhes sobre a artrose durante entrevista. Ouça na íntegra a seguir:

Parte 01

 

Parte 02

 

Na maioria dos casos, o diagnóstico final da artrose acaba sendo realizado por meio de um exame raio-x. Existem algumas exceções, que são quando o paciente sente dores, mas o raio-x não apresenta a causa. Além disso, problemas no quadril podem aparecer em pessoas de qualquer faixa etária. Conforme Baggio, existem diversos problemas no quadril que acometem muitos jovens. “Em mulheres acaba tendo um percentual um pouco maior, mas não é muito discrepante”, completa. Uma recomendação é a prática de alongamentos e atividades físicas, que, segundo o ortopedista, ajudam na saúde e contribuem para o não aparecimento destes problemas.

A Levve Ortopedia possui 12 profissionais da área, cada um com uma subespecialidade. Conheça o corpo clínico acessando aqui. Agende uma consulta através do (48) 3056-1227 ou (48) 9 9138-5496. Acompanhe também nas redes sociais: Instagram e Facebook.