Cocal do Sul ainda segue o plano de vacinação contra a Covid-19. A aplicação da segunda dose está sendo feita ao longo desta semana, nas unidades de saúde. A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Enfermeira Gilmara Viel, explica que ainda não foi iniciada a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos porque o município não recebeu doses da Pfizer, única vacina liberada para esta faixa etária neste momento. A expectativa é que a regional de saúde distribua as vacinas ainda nesta semana.

A aplicação das doses foi em sistema drive-thru em pessoas de 18 anos ou mais. Conforme Gilmara, este sistema vai permanecer na aplicação da segunda dose. Porém, em adolescentes e a aplicação da dose de reforço em idosos acima de 70 anos será nas Unidades Básicas de Saúde. “Assim que chegar as vacinas vamos informar para a população os dias e horários para procurar a unidade de saúde”, explicou.

Até o momento Cocal do Sul aplicou a primeira dose em cerca de 80% da população. Já para a segunda aplicação, o município está próximo de 50%. A procura pela vacina está bem alta, segundo Gilmara, o grupo de jovens acima de 18 anos tem comparecido no local para receber a dose.

Comando Marconi tratou mais detalhes em entrevista com a Enfermeira Gilmara Viel. Ouça:

 

Da Redação