Pautado na promoção da garantia dos direitos a partir da educação integral e assistência social, o Bairro da Juventude completa nesta quarta-feira (1º), 72 anos de história. Durante a trajetória, a organização sempre buscou fortalecer sua missão por meio de programas, projetos e atividades educativas, culturais e esportivas.

Reconhecido por sua atuação na vida de muitas famílias de Criciúma e região, o Bairro da Juventude também enxerga seu trabalho acolhendo pessoas de outros países, que chegam ao município na expectativa de oportunidades. Foi o que aconteceu com Natacha Mendez Medrano e o filho Eliazar Mendez. Em 2018, ambos deixaram a Venezuela devido à situação econômica do país. “Estava muito difícil viver na Venezuela. E quando cheguei à cidade, com o apoio de amigos, comentaram muito sobre o Bairro da Juventude. Eu tinha que trabalhar e precisava de um local onde meu filho pudesse estar seguro e ser atendido o dia inteiro”, comentou Natacha.

E essa segurança na instituição também foi passada pelo filho. “Gosto muito de estar no Bairro. Os professores me incentivam e estão sempre dispostos orientando nas atividades”, contou o garoto que em 2020 ficou com a terceira colocação numa Olimpíada de Matemática Internacional.

A coordenadora do Centro Integrado de Assistência Social e Saúde do Bairro da Juventude, Daiane Bento, falou sobre o assunto em entrevista ao Comando Marconi. Ouça:

 

São atendidos hoje no Bairro da Juventude aproximadamente 1,5 mil educandos.  Aqui eles recebem e tem à disposição educação, profissionalização, transporte, alimentação, saúde, cultura, esporte e lazer. “Procuramos estimular sempre a criança com criatividade, autonomia e respeitando suas particularidades. O Bairro é só uma porta que pode abrir inúmeras outras”, revelou a diretora-executiva da Organização, Silvia Zanette.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude, José Altair Back, a Organização conta com a parceria de diversos segmentos da sociedade. “Ter o apoio e a receptividade das pessoas  é fundamental para a continuidade do nosso trabalho. E toda essa conquista é resultado da dedicação de muitos que não desanimaram e acreditaram que seguir com propósito é o primeiro caminho para o sucesso de nossa missão”, analisou.

Atuação da Organização é reconhecida internacionalmente

O Bairro da Juventude recebeu recentemente a Certificação Internacional Phomenta pelas Boas Práticas em Transparência e Gestão.  Este é o primeiro reconhecimento na esfera mundial que a entidade adquire. “Somos mediadores de todo o processo e nossa responsabilidade sempre cresce quando a Instituição é reconhecida. Esses movimentos motivam a entidade a caminhar e sonhar, pois quem ganha sempre é a criança e o adolescente”, observou o diretor de projetos do Bairro, Anézio Luiz de Souza.

A Phomenta é membro do Comitê Internacional de Monitoramento de ONGs. A certificação segue os princípios de ética do Comitê e tem como objetivo desenvolver boas práticas em transparência e gestão para as organizações e proporcionar confiança aos parceiros e à sociedade civil. Foram analisados os seguintes princípios: Jurídico, Governança, Financeiro, Potencial de Impacto, Transparência e Comunicação.

Pelo importante papel desempenhado com crianças, adolescentes e jovens e pela transparência em suas ações, a Instituição conquistou o reconhecimento da sociedade e de diversas organizações, com repercussão nos níveis regional, estadual e nacional. Além da Certificação Phomenta, o Bairro já havia conquistado, no final do ano passado, o  prêmio das 100 Melhores ONGs do Brasil, Melhor ONG da região SUL do Brasil e Selo Doar Ambev de Gestão, Confiança e Transparência.

Atendimento do Bairro da Juventude

  • Crianças, adolescentes e jovens atendidos: 1,5 mil
  • Atendimentos saúde/ano: 3.289
  • Refeições/ano: 1.132.560
  • Oficinas Esportivas: 14
  • Oficinas Culturais: 11
  • Laboratórios de Alfabetização: 3
  • Cursos Profissionalizantes: 7
  • Bairros e localidades atendidos: 82

Colaboração: Michele Picolo / Assessoria de Comunicação