A partir do dia 1º de setembro o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) terá uma nova turma para o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) on-line. A primeira edição foi um sucesso e as cinco mil vagas disponíveis se encerraram em menos de 24 horas. Por isso, nesta edição as vagas são ilimitadas. O objetivo é divulgar informações básicas para atendimentos a ocorrências de baixa complexidade, bem como conhecimentos relativos à segurança pessoal e coletiva.

O CBAE já era uma atividade realizada pela corporação, oferecida para a população presencialmente, porém, agora está no modelo virtual, para que todos possam aprender em qualquer hora ou lugar, aumentando os conhecimentos preventivos da população.

A equipe de desenvolvimento do projeto selecionou, aprimorou e organizou os conteúdos que já eram ensinados, para que sejam aplicados no formato de Educação à Distância (EAD). A plataforma virtual conduzirá os alunos a uma experiência completa, com estudos dos temas em linguagem acessível, animações, vídeos e ilustrações, tudo planejado para o aprendizado de forma concreta.

Repórter Marconi abordou sobre o curso em entrevista com o Comandante da Companhia Bombeiro Militar de Içara, Major Renan Fernandes. Ouça:

 

O curso é totalmente gratuito e poderá ser acessado a partir de setembro (acesse aqui). Para participar é preciso que os interessados possuam mais de 16 anos de idade e preencham um cadastro que estará no link de acesso ao curso, depois disso, é preciso que o candidato se matricule no curso.

Ao final deste curso o aluno poderá obter certificado e habilitação para atuar como Agente Comunitário de Proteção Civil ou como Brigadista Voluntário. Esta certificação também servirá para cumprir o pré-requisito para a inscrição nos Cursos de Formação de Bombeiros Comunitários (CFBC), oferecidos periodicamente e presencialmente pelo CBMSC.

Os alunos terão até  três meses para a conclusão do curso, com previsão de encerramento no dia 15 de dezembro. As inscrições estarão abertas de 1º de setembro a 1º de dezembro. Fique atento: quanto antes você fizer a sua inscrição, mais tempo terá para realizar o curso e aproveitar os materiais.

Em caso de dúvidas ou mais informações basta enviar um e-mail para cbae@cbm.sc.gov.br.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMSC