A Revisão Tarifária da Empresa Força e Luz de Urussanga (Eflul) teve resultado médio inferior aos principais índices de inflação, que são o IPCA e o IGPM. A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na tarde desta terça-feira (24) a revisão. De acordo com a nota oficial da Eflul, os custos da geração de energia elétrica, constante acionamento de termoelétricas devido à crise hídrica e a desvalorização cambial foram alguns dos pontos mais significativos que impactaram o resultado. Confira mais informações na nota emitida pela Eflul, abaixo:

Revisão Tarifária da EFLUL tem resultado médio inferior aos principais índices de inflação.

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (24/8), o resultado da Revisão Tarifária Periódica da Empresa Força e Luz de Urussanga LTDA.

O efeito médio a ser percebido pelos consumidores permaneceu abaixo da inflação, e resultou num percentual de 5,53%, versus 8,99% do IPCA e 33,83% do IGPM, ambos acumulados no período de 12 meses.

O destaque ficou para as tarifas dos consumidores residenciais (Subgrupo B1), as quais sofreram elevação de apenas 0,71%.

Dentre os fatores que mais impactaram o resultado, os mais significativos foram os custos da geração de energia elétrica, justificados pelo constante acionamento de usinas termoelétricas em virtude da severa crise hídrica sofrida pelo país, bem como pela desvalorização cambial, que impacta diretamente o preço da energia gerada pela usina de Itaipu.

O volume de energia distribuída apresentou crescimento de 12,76% na comparação com o mesmo período do ano passado (ago/19-jul/20). O crescimento foi promovido, principalmente, pelo aumento da atividade industrial no município.

A Empresa esclarece que as tarifas são calculadas e definidas pela ANEEL com base em metodologias e procedimentos definidos em legislação. As tarifas homologadas serão válidas por 12 meses, até o próximo reajuste tarifário anual, previsto para agosto de 2022.

Maiores informações podem ser obtidas através do endereço www.aneel.gov.br

EMPRESA FORÇA E LUZ DE URUSSANGA LTDA.