Santa Catarina registrou 43 casos da Variante Delta do novo coronavírus. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Eduardo Macário, eram 36 casos confirmados, mas novos sete casos foram registrados apenas nesta quarta-feira (18). Ainda há aproximadamente 50 suspeitas no estado no qual estão sendo realizadas análises para a confirmação ou não.

Com o aumento expressivo da variante, a saúde do estado reforça os cuidados sanitários contra a doença e pede para que a população não deixe de se vacinar. Segundo Macário, esse novo tipo de variante é muito mais transmissível e contagiosa do que o vírus observado desde o ano passado. Uma das preocupações da pasta de saúde do estado é a Variante Delta se tornar dominante e passar a responder pela maior parte dos casos de Covid-19 em Santa Catarina.

“Os estudos têm mostrado que essas vacinas são eficazes para casos graves e óbitos para a maioria das pessoas. Ela não previne casos leves e nem transmissão, ou seja, as pessoas podem continuar tendo a Covid-19 em sua maioria, principalmente em casos leves, eles podem transmitir para outras pessoas. Agora, em sua grande maioria, principalmente para os que tem o sistema imunológico equilibrado e são mais jovens, inclusive, e que respondem bem à vacina, são bem protegidas contra casos graves”, comentou Macário.

Ouça mais detalhes na entrevista completa realizada com o superintendente de Vigilância em Saúde para o programa Comando Marconi:

 

Conforme Eduardo, o maior receio que existe por parte da saúde, é que se houver muitas transmissões da Variante Delta, outras novas mutações poderão surgir, fazendo com que a saúde entre em um possível colapso. “É isso que nós não podemos deixar acontecer”, afirmou. Macário ainda acrescentou que já há estudos para saber da necessidade de uma terceira dose da vacina como forma de reforço. Por isso, o superintendente de Vigilância em Saúde ressalta que é necessário ainda continuar com as medidas de prevenção, como a higiene das mãos, uso de máscara e evitar aglomerações.

Confira a nota oficial emitida pela Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina sobre os casos da Variante Delta no estado.