O Dia do Cardiologista foi celebrado no último sábado, dia 14 de agosto. A data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia visando reforçar a importância dos cuidados com a saúde. O dia também é uma forma de homenagear os profissionais que trabalham na área da especialidade com o coração e circulação sanguínea. Pensando nisso, a Rádio Marconi, através do programa Ponto de Encontro, realizou um especial em homenagem ao dia. A cardiologista Fernanda Tavares esteve no estúdio da emissora e falou sobre os principais pontos que norteiam o ramo da cardiologia.

Ouça a conversa na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Em um tema crucial, a cardiologista explica que é essencial manter hábitos saudáveis, principalmente na alimentação, na prática de atividades físicas e na prevenção. Nos sintomas, Fernanda afirma que as queixas mais comuns são as dores no peito, cansaço ou falta de ar, palpitações ou a sensação que o coração está mais fraco e outros fatores. A especialista também explica sobre as chamadas arritmias, que, resumidamente, é a frequência cardíaca anormal, seja ela rápida ou não.

“O coração é um sistema que estimula sempre em uma frequência e numa mesma constância. A frequência do coração pode variar de 50 batimentos por minuto até 100 batimentos. O ritmo normal do coração é chamado de ritmo de sinusal”, esclarece. “Tudo o que for uma frequência acima de 100 chamamos de taquicardia”, completa. Já se a frequência for abaixo de 100, chama-se de bradicardia.

Fernanda Tavares esclarece sobre o colesterol, que é uma molécula de gordura fundamental para o corpo. “Nós temos o colesterol, que comumente é conhecido como colesterol ‘bom’, que é o HDL, e o colesterol ‘ruim’, que é o LDL. O problema é quando o LDL está em excesso no organismo, que aí sim pode acabar sendo prejudicial. Então, no LDL em excesso, há o deposito de gordura nas artérias, principalmente nas artérias coronárias, que são as do coração”. Esse depósito de gordura pode se transformar em uma placa de gordura, rompendo-se e gerando um infarto na pessoa.

Novidades em breve

Urussanga em breve terá um novo espaço voltado a saúde cardíaca. Acompanhe a doutora Fernanda Tavares no Instagram.