Em meio às dificultadas enfrentadas desde o início da pandemia da Covid-19, a economia também foi um dos pontos importantes que foram lembrados. Esta sexta-feira, dia 16, é lembrada por ser o Dia do Comerciante. A data celebrada é crucial, principalmente para os lojistas e vendedores do comércio que desde março de 2020 vêm se reinventando para seguir com suas vendas. As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cocal do Sul, Criciúma e Urussanga são exemplos da união que ajudaram neste período difícil. O e-commerce, as redes sociais e as transmissões ao vivo de vendas foram algumas novidades para os comerciantes. Com o avanço da vacinação e liberação de eventos, os lojistas se veem novamente com esperança para a retomada da normalidade.

Em Urussanga, as campanhas para datas como Dia das Mães e dos Namorados trouxeram grandes resultados para os lojistas. De acordo com a gestora da CDL urussanguense, Marinete Martins, novas campanhas serão realizadas no restante das datas comemorativas do ano. As ações estão ajudando o comércio local, trazendo um retorno positivo. Já em Cocal do Sul, muitos lojistas recorreram as mídias sociais, com a realização de lives de vendas. A diretora de comunicação da CDL sul-cocalense, Eliane Steinbach Gil, comenta que em março do ano passado, dificuldades para manter os produtos nas lojas eram comuns, como problemas de mofo nas roupas, por conta dos estabelecimentos estarem fechados.

A diretora de marketing da CDL de Criciúma, Natália Lourenço, afirma que muitos lojistas se perguntavam como iram enfrentar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Era algo, até então, nunca visto pelos comerciantes. A comunicação da própria CDL com seus associados teve que se fortalecer cada vez mais em meio à tantos decretos que eram publicados a cada dia. A CDL de ambas as cidades também tiveram que orientar os lojistas sobre como inovar e não ser totalmente afetado pela crise, seja através de cursos de mídias sociais, marketing, oratória e outros.

O programa Ponto de Encontro realizou um especial do Dia do Comerciante e conversou com as três representantes das CDLs de Cocal do Sul, Urussanga e Criciúma. Confira a entrevista na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

A lojista da CDL de Cocal do Sul, Eliane, explica que neste ano, algumas novidades também fortaleceram mais o comércio do município. Como é o caso da parceria da prefeitura municipal com a realização da Feira Livre. Agora, todo sábado mais, a Feira Livre estará funcionando em horário especial, contribuindo para a circulação de mais pessoas, que consequentemente, passam pelas lojas do centro de Cocal do Sul. Para o Dia dos Pais, um projeto é trazer novamente a Feira de Carros Antigos. A realização de eventos ao ar livre também está nos planos futuros da CDL, que, segundo Eliane, um ótimo local é a Praça da Igreja Matriz.

Em Urussanga, conforme Marinete, novos sorteios de viagens e produtos estão sendo organizados para o Dia dos Pais, celebrado no próximo mês. Shows ao ar livre na Praça Anita Garibaldi estão sendo pensados, também como uma forma de alegrar as pessoas que passam por ali, com música ao vivo. Neste ano, a CDL de Criciúma completa 55 anos e os lojistas já pensam em como aproveitar esta data com promoções especiais, com o intuito de aumentar e gerar mais fluxo de vendas.