A menopausa é a data da última menstruação de uma mulher, considerado o mais importante dentro do período chamado climatério. O climatério inicia com os primeiros sinais de falência ovariana e encerra com o início do envelhecimento próximo aos 65 anos. Comumente, a idade média para a menopausa é entre 49 a 51 anos, podendo haver casos precoces ou tardios. De acordo com a ginecologista e obstetra Bianca Bez Batti de Pellegrin, existem três fatores principais que mais levam as mulheres a procurarem um especialista durante este período: fluxo menstrual diferente, os chamados “calorões” repentinos durante o dia, e os problemas relacionados ao trato geniturinário.

Alguns riscos à saúde também podem ser observados com a menopausa. Como é o caso do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e a osteoporose. “O estrogênio é importante, ele mantém a força do nosso osso. Com o climatério e a menopausa, a gente tem essa diminuição do estrogênio, então o nosso osso tende a ser mais fraco, mais sensível, o que aumenta o risco de fraturas, de osteopenia e de osteoporose. Então isso é outra coisa que tem que ser avaliada sim”, esclarece Bianca.

A doutora Bianca Bez Batti de Pellegrin fala sobre o tema em entrevista ao programa Ponto de Encontro. Ouça na íntegra e entenda mais sobre a menopausa:

Parte 01

 

Parte 02

 

Alguns sintomas mais comuns são a súbita sensação de calor intenso na face, pescoço e partes superiores, irregularidade menstrual, entre outros. Além disso, alguns sintomas genitais também podem ser observados, como: ressecamento vaginal, dores nas relações sexuais, coceira ou sensação de ardência no local. Assim como distúrbios do humor e sono, e alterações da libido são notadas durante o período. No entanto, Bianca afirma que cerca de 15% das mulheres passam pelo climatério sem apresentar nenhum sintoma. “Menopausa é muito mais do que não menstruar, nós temos uma série de repercussões por conta disso”, frisa.

Agende uma consulta com a ginecologista Bianca Bez Batti de Pellegrin:

Consultório Urussanga: Rua Vidal Ramos, número 170, primeiro andar, sala 5, centro. Telefones: (48) 3465-1798 / WhatsApp: (48) 9 9600-5079

Policlínica AAPIU: Rua Barão do Rio Branco, 330, Centro. Telefones: (48) 3465-2248 / WhatsApp: (48) 9 9801-4747

Consultório Orleans: Clinivida, Rua Vereador Afonso Zanini, número 351, Barro Vermelho. Telefones: (48) 3466-0671 / WhatsApp: (48) 9 9108-5418

Confira mais dicas e orientações nas redes sociais: Facebook, Site e Instagram.