De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 56% dos brasileiros começaram 2020 sem nenhuma reserva financeira. Porém, entre aqueles que já conseguem se organizar financeiramente, entender a diferença entre poupar e investir e descobrir qual a melhor modalidade, passa a ser a próxima etapa.

“Você poupa ou investe?” é o tema do novo vídeo lançado pela Sicredi Sul SC na série “Gente que pergunta, investe”, já disponível nas mídias sociais da Instituição Financeira Cooperativa. De acordo com a gerente de negócios pessoa física, Liana Cipriano, poupar é basicamente guardar os recursos economizados. “Antes de pensar em investir é preciso poupar. É fundamental organizar o orçamento, cortar despesas desnecessárias, pedir descontos e fazer o dinheiro sobrar para poder planejar o futuro”, explica a profissional.

A assessora de negócios do Sicredi Sul de Santa Catarina, Thalita Regina Sartor Amoroso, fala sobre o assunto e dá dicas de como investir em entrevista para o programa Ponto de Encontro. Confira:

 

Se já é possível poupar, recompensar os “esforços” dessa economia é a próxima etapa. “É a partir do ato de investir que você vai ver a valorização da sua reserva. Realizar um investimento é utilizar o dinheiro poupado em aplicações financeiras, fazendo ele render e mantendo o seu poder de compra”, explica a gerente no vídeo.

Os custos e as melhores modalidades 

De acordo com a gerente Liana, é possível começar a investir com valores a partir R$ 10,00. Já a escolha da melhor modalidade requer uma reflexão maior. “Não importa o cenário, todo investimento pode ser bom se você realmente conhece os seus objetivos. É entendendo o que você espera daquele valor investido e compreendendo o seu perfil de investidor, que as melhores modalidades vão ser definidas”,  completa ela.

O vídeo completo da série está disponível no canal no Youtube da Sicredi Sul SC. Ali é possível conferir outros audiovisuais da série. Veja abaixo:

Colaboração: Giovana Pedroso / Assessoria de Comunicação