Morro da Fumaça também está realizando campanhas em prol ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrado nesta terça-feira (18). O município inicia hoje a campanha de conscientização sobre o assunto e que se estenderá por todo o mês de maio. A iniciativa é do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “É um dia que não podemos deixar passar em branco, e os municípios precisam estar lembrando, estudando, refletindo e explicando sobre esse tema através da prevenção”, explicou a Assistente Social, Cinara De Rochi.

Cinara explica que a campanha será lançada no município fumacense com a distribuição de camisetas e brindes alusivos ao tema, além de apresentação de teatro alertando e conscientizando crianças e adolescentes sobre o assunto. “Infelizmente o crime muitas vezes acontece dentro da própria família ou com pessoas muito próximas das famílias, por isso a importância da conscientização. Com todas as campanhas e com a legislação vigente, tudo isso vêm mudando e as pessoas tendo coragem de denunciar”, comentou.

Saiba mais sobre a campanha em Morro da Fumaça na entrevista completa com a Assistente Social Cinara para a Rádio Marconi:

 

Os alunos das escolas municipais receberão uma cartilha educativa que alerta sobre o assunto. “Não guarde esse segredo” aborda sobre a problemática do assunto e como denunciar casos de abuso ou exploração. Cinara também reforçou sobre a importância dos pais em observar seus filhos caso perceba mudanças de comportamento ou sinais de abuso. “Ouçam as crianças, deem importância para aquilo que as crianças estão falando em casa”, completou.

Da Redação