A coleta seletiva é o tratamento adequado que se dá aos resíduos gerados nas residências, espaços públicos ou qualquer outro gerador de detritos. Esses resíduos são separados em materiais recicláveis e não recicláveis. O Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures) é o responsável por realizar a coleta seletiva em determinados bairros de Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga. O Cirsures conta com o apoio das prefeituras e das fundações municipais do meio ambiente.

A sanitarista ambiental responsável pela coleta seletiva do Cirsures, Graziela Bolan, participou do Ponto de Encontro. A especialista falou sobre os serviços prestados pelo consórcio e esclareceu as principais dúvidas dos ouvintes em relação a reciclagem. Ouça a entrevista completa:

Parte 01

 

Parte 02

 

Hoje, a coleta seletiva funciona pelo método “porta a porta”, no qual a pessoa separa seu próprio lixo e o coloca em frente a casa para o que caminhão recolha. Após os materiais serem recolhidos pelo caminhão do Cirsures, eles são encaminhados a Cooperativa de Reciclagem do Rio América (Cooperamérica) que faz todo o processo de reprocessamento. É importante que esses produtos estejam limpos e livres de gordura ao serem descartados como recicláveis, para não comprometer o processo de reciclagem.

Confira a seguir os materiais que são considerados recicláveis:

Foto: Reprodução / Cirsures

O Cirsures em parceria com o Lions Clube de Urussanga também está realizando a campanha “Tampinhas do Bem”.