Um movimento de mulheres começa a surgir no sul de Santa Catarina. Foi realizado na última sexta-feira, dia 23, um encontro que reuniu vereadoras de 11 dos 12 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Na pauta, o debate em torno da violência sofrida diariamente pelas mulheres, que seguirá tendo amplo tratamento, agora envolvendo as parlamentares de toda a região.

A iniciativa da criação do grupo foi da vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo (PCdoB), que visa unir forças para construir políticas públicas para as mulheres. “Reunimos todas as vereadoras da região da Amrec em um grupo e vamos debater pautas importantes para todas. Esse será o início de um grande trabalho para todas”, pontuou.

A vereadora Giovana participou do programa Comando Marconi e explicou sobre a iniciativa tomada e a importância dela para as mulheres. Ouça:

 

Na reunião virtual realizada, as parlamentares que participaram puderam destacar um pouco da sua atuação em prol das mulheres. De Içara, a vereadora Carla Souza reforçou a preocupação com os casos de violência. “É um movimento muito necessário na região e que possamos colaborar juntas para desenvolver boas práticas que preservem a vida de todas”, disse.

De Cocal do Sul, a vereadora Maria Luiza Da Rolt  também revelou o interesse de ajudar no impulsionamento de ações voltadas para mulheres. “Em nossa cidade já estamos conversando sobre a criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, pois entendemos que o assunto merece cada vez mais atenção e queremos também ampliar o assunto para toda a região”, destacou.

Ainda participaram da reunião as vereadoras Bete Bortolotto, Jorgia Guglielmi, Simone Ariatti, Marilda Casagrande, Roseny Cittadin Barbosa, Simone Goulart e Marlene Locks. Dos 12 municípios da região da Amrec, 11 contam com representantes. Urussanga é o único município que não possui vereadora eleita.

Nesta semana, uma nova reunião, ainda sem dia confirmado, irá acontecer com todas as vereadoras na sede da Amrec.

Colaboração: Giovane Marcelino / Assessoria de Comunicação