No dia 8 de abril é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer. Nesta data, é importante conscientizar as pessoas sobre as estatísticas da doença no Brasil e no mundo. Entre os cânceres que mais atacam os brasileiros, de acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estão o câncer de mama e o de próstata.

Para a coordenadora dos Serviços de Saúde da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara, Andréa Cristina Pavei Soraes, as pessoas devem ficar alertas em seus próprios hábitos de vida. “Mudar a forma de encarar o seu dia a dia, cuidar do organismo, não só da alimentação, mas nas atividades físicas e hábitos saudáveis. Eu digo que o ser humano é biofísico socio espiritual, a gente tem uma vida, temos que viver bem entre os nossos, procurar todos os dias cuidar do nosso emocional”, comenta Andréa.

Segundo a coordenadora, em função disso, há algumas formas de combate ao câncer e que dão resultado. Porém, em alguns casos como o câncer de mama não existe prevenção, há fatores protetores, como o diagnóstico precoce. “O combate ao câncer nada mais é do que aquilo que a gente sabe que tem que fazer no nosso dia a dia, que é uma alimentação saudável, o cuidado, o zelo por essa vida que é uma somente”, destaca a profissional.

Saiba mais sobre a data e as estatísticas do câncer na região sul catarinense com Andréa Cristina na entrevista completa durante o Comando Marconi.

Ouça:

 

Da Redação