Os cristãos de Urussanga e região poderão, na noite deste sábado (03), acompanhar a “Celebração da Vigília Pascal”. A partir das 19h, direto da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, localizada na área central da cidade, estará aberta com a capacidade de lotação de 25%. Quem preferir poderá acompanhar de casa pela Rádio Marconi FM 99.9 ou ainda pelo Facebook Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

O Pároco Padre Daniel Pagani faz o convite, ouça abaixo:

 

Sobre o Sábado Santo

Na Igreja e na Liturgia Católica, antes de todas as grandes solenidades, há uma celebração de véspera ou vigília. A Vigília Pascal antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus. Então, o Sábado Santo é chamado de Vigília Pascal.

A Vigília Pascal faz parte também do Tríduo Pascal, onde vivemos com profundidade os passos de Jesus rumo ao Calvário, ao Sepulcro e à Ressurreição.

Benção do Fogo

É na Vigília Pascal que acontece a bênção do fogo. O Círio Pascal, uma vela bem grande, é aceso no fogo novo, trazendo o ano que estamos vivendo e duas letras do alfabeto grego, ou seja, o Alfa e o Ômega, que representam Jesus, nossa Luz, Princípio e Fim de tudo e de todos, Senhor do tempo e da história.

Ao todo a liturgia tem quatro momentos fortes da celebração de véspera de Páscoa: Rito da Luz (Benção do Fogo), História da Salvação (leituras da Bíblia), Benção da Água (Renovação do Batismo) e a Ressurreição com a Proclamação da Páscoa.

Colaboração: Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Urussanga