Os urussanguenses têm muitos questionamentos a respeito das sinalizações de trânsito e das lombadas nas estradas de Urussanga. A população também pode realizar solicitações para a melhoria das vias da cidade, caso seja necessário. O diretor de trânsito do município, Rafael Sales, participou do programa Comando Marconi desta quarta-feira (31). Sales esclareceu as principais dúvidas e informou importantes atitudes que os moradores podem fazer para auxiliar no trânsito da cidade.

Sales explanou que os munícipes podem procurar o setor de trânsito da prefeitura para protocolar um pedido para a melhor condição ou revitalização de algum trecho da via. Os vereadores também procuram o setor para levar demandas solicitadas pelos moradores. Os protocolos são analisados pelos responsáveis do setor de trânsito, no qual serão observados quais são mais importantes e necessários no momento.

A respeito da implementação de lombadas, o diretor ressaltou que, por lei, não é permitido colocá-las em qualquer lugar, pois há todo um estudo feito pelo órgão antes da instalação. Por exemplo, em subidas de morro não é autorizado ter um quebra-molas, somente em descidas. Neste caso, segundo Sales, o ideal seria instalar uma meia lombada na pista de descida, deixando o outro lado livre.

“A sinalização é o próximo passo, acompanhando o programa de governo da atual gestão, nós temos pavimentações prontas e o próximo passo é a sinalização”, comentou Sales. Segundo o diretor, a UR-07 (Serrinha), a rua Atílio Damiani no Rio Caeté e a Avenina São Jerônimo no Rio América já possuem demandas que estão encaminhadas na Diretoria de Trânsito. Ainda de acordo com Sales, a rua Domingos Fontanella no bairro Das Damas será contemplada com faixas de pedestre, lombadas e mais sinalizações.

“Os projetos executivos de sinalização, todos prontos, aguardando só o processo licitatório, um trâmite que também vai correr rápido, para que a gente possa estar implantando essa sinalização, além da manutenção da malha viária do município”, esclareceu o diretor de trânsito. Ainda não há datas definidas para as manutenções das estradas, mas todas as demandas já estão no radar da diretoria.

Confira mais sobre o assunto na entrevista completa com Rafael Sales no Comando Marconi:

 

Sales ressaltou que está previsto no planejamento do governo municipal,  a pavimentação de cerca de 40 quilômetros de pavimentação asfáltica nas estradas de Urussanga. Em solicitações de novas implementações de lombadas, há cerca de 15 pedidos em todo o município, solicitados pelos moradores ou vereadores. O diretor de trânsito frisou que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as lombadas em estradas não pavimentadas não existem. Porém, em Urussanga, ter esses quebra-molas no interior passa mais segurança, principalmente porque a cidade possui malha viária nessas regiões.

Se os moradores necessitarem da instalação de lombadas em estradas do interior, não é permitido colocá-las por conta própria, é necessário acionar a Diretoria de Trânsito para a realização de estudos técnicos para ver a necessidade da implantação.

Caso o cidadão desejar solicitar melhorias no trânsito de sua comunidade em Urussanga, entre em contato com a Secretaria de Obras pelo telefone (48) 3465-0530.

Da Redação