O Dia do Consumidor é comemorado nesta segunda-feira (15). Muito além de promoções e descontos, a data foi criada para ressaltar a importância da conscientização sobre os direitos dos consumidores. Para marcar o período, o programa Ponto de Encontro conversou com o diretor do Procon-SC, Tiago Silva Mussi, que enfatizou a importância da luta na efetivação dos direitos e garantias do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Ouça a entrevista:

 

Confira dicas do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) para fazer compras com segurança:

Nota Fiscal

Exija sempre a nota fiscal e guarde-a. Ela é a prova do lugar e da data em que você comprou o produto. Se tiver algum defeito, é o único jeito de provar que o produto foi comprado naquele estabelecimento comercial.

Produto com defeito

O consumidor tem direito de escolher se quer trocar, receber o dinheiro de volta ou pedir um abatimento caso compre algum produto com defeito.

Acidente de consumo

Sempre use o produto comprado ou serviço adquirido de acordo com a finalidade dele, porque caso venha acontecer algum acidente de consumo, quem fabricou, vendeu ou prestou o serviço será responsabilizado.

Compra de alimentos

Nunca compre um alimento com a data de validade vencida, quase para vencer ou com embalagem aberta, furada, amassada ou enferrujada.

Publicidade enganosa

Exija que o produto que você for comprar seja exatamente igual o que foi ofertado na publicidade, caso não seja, não compre!

Compras a distância

Quando for comprar pela internet, telefone ou correio veja se o fornecedor é conhecido. É bom observar também a variedade das formas de pagamento, quanto mais, melhor. É uma forma de garantir um retorno, caso haja algum problema.

PROCON/SC

Em caso de dúvidas ou realização de denúncia, o consumidor poderá ligar para o atendimento ao público (151), que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.