O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, investe em ações que permitem a participação de seus mais de 4,9 milhões de associados no cotidiano da instituição. Uma delas são as assembleias, reuniões realizadas pelas cooperativas filiadas ao Sicredi, nas quais os associados – que, diferentemente das instituições financeiras tradicionais, são donos do negócio – podem votar e decidir os rumos da cooperativa de crédito.

Por conta do cenário de pandemia pelo novo coronavírus, a Cooperativa Sicredi Sul SC, que possui mais de 24 mil associados nos 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres, realizará a sua assembleia em formato digital, na terça-feira (16) às 19 horas. Para participar, o associado deve acessar o site. E para conferir como se cadastrar e tirar dúvidas pode acessar aqui.

Segundo Aloísio Westrup, presidente da Cooperativa, as assembleias são um dos principais momentos do Sicredi e do Cooperativismo de Crédito. “Neste ano priorizamos a saúde e segurança dos nossos associados e colaboradores. Mesmo em um cenário desafiador, conseguimos estruturar o formato das assembleias para que o associado exerça a sua principal função no sistema: a de dono do negócio”, explica.

O Comando Marconi desta quinta-feira (11) contou com a participação de Westrup. O presidente esclareceu as dúvidas em relação a assembleia digital, ao seu funcionamento e os projetos da cooperativa.

Confira a entrevista completa:

 

Resultados para o associado e comunidades

Durante as assembleias, a Sicredi Sul SC também irá divulgar os resultados financeiros e o valor da distribuição deste, pois no Cooperativismo de Crédito quando a cooperativa tem resultado positivo o destino é definido em conjunto pelos associados.

No ano passado, houve um incremento de 65% na carteira de crédito da Sicredi Sul SC, um avanço de 57% na captação de poupança, 33% de aumento no patrimônio líquido, 29% nos resultados e 15% na base de associados, na comparação com o mesmo período de 2019.

Números que também promovem impacto nas comunidades onde a cooperativa está presente. Mais de R$ 168 mil reais foram destinados a 43 projetos inscritos no Fundo Social 2020. Além disto, quase 300 pessoas participaram das oficinas de educação financeira promovidas por colaboradores da Sicredi Sul SC. Outra iniciativa foi a formação em cooperativismo de crédito, proporcionada pelo programa Crescer. Mais de 102 associados e colaboradores foram qualificados nesta frente educacional.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,9 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2 mil agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)

*Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Sobre a Sicredi Sul SC

Com mais de 24 mil associados, a Sicredi Sul SC é uma das cooperativas de crédito que integram o sistema Sicredi. Sua área de atuação compreende 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres, contando com uma estrutura de dezesseis agências.
Site| Facebook | LinkedIn | YouTube |Instagram|

Colaboração: Comunicação Sicred