Nesta segunda-feira (8) comemora-se o “Dia Internacional da Mulher”, sendo a primeira comemoração do dia após o início da pandemia. Neste ano atípico, o surto da Covid-19 tem demonstrado claramente o papel fundamental e exitoso das mulheres no enfrentamento ao novo coronavírus.

As mulheres são a principal força de trabalho da saúde, representando 65% dos mais de 6 milhões de profissionais ocupados no setor público e privado, tanto nas atividades diretas de assistência em hospitais, quanto na atenção básica à saúde. Segundo dados baseados no Censo do IBGE, em algumas carreiras, como fonoaudiologia, nutrição e serviço social, elas alcançam quase a totalidade, ultrapassando 90% de participação. Em outras, como enfermagem e psicologia, estão com percentuais acima de 80%.

Em Urussanga, 76,7 % dos profissionais de saúde são cargos ocupados por mulheres. Neste dia, destaca-se o protagonismo feminino no setor e a participação efetiva das mulheres nas experiências exitosas do SUS. O município de Urussanga parabeniza neste Dia Internacional da Mulher, todas as profissionais de saúde que desenvolvem o trabalho em Urussanga no enfrentamento à Covid-19.

Colaboração: Nayglon Goulart  / Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Urussanga