O contribuinte com imóveis em Criciúma tem até esta sexta-feira (26) para pagar a primeira parcela e também a cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). As guias podem ser retiradas no site ou em um dos nove locais espalhados em pontos estratégicos da cidade para evitar aglomerações. O IPTU já está automaticamente parcelado em até 10 vezes, no valor mínimo de R$ 100 por parcela, conforme cada documento. As datas também são válidas para o pagamento de alvarás e Imposto Sobre Serviços (ISS). De acordo com a Secretaria da Fazenda de Criciúma, o IPTU de Criciúma é um dos menores do Estado.

Retirada e impressão dos carnês

Para segurança do contribuinte, além de facilitar o acesso e evitar filas, o Governo Municipal oferece um site feito especificamente para o serviço e de fácil acesso para toda a população. Além da emissão dos carnês, a plataforma traz informações sobre débitos pendentes, isenção, renovação, taxa de lixo e outras informações importantes. Basta acessar www.iptu.criciuma.sc.gov.br.

Além do site, também é possível emitir as guias em locais fixos espalhados estrategicamente em todas as regiões da cidade. Os carnês podem ser retirados gratuitamente:

  • Procon;
  • Intendências do Rio Maina, Santa Luzia e Quarta Linha;
  • 1º e 2º Tabelionato de Notas e Protestos de Criciúma;
  • Escrivania de Paz – do Rio Maina;
  • 1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma;
  • Paço Municipal Marcos Rovaris.

Pedido de isenção até 31 de março

Para quem tem direito, o pedido de isenção deve ser feito até dia 31 de março. Para requerer o benefício é necessário ter mais de 65 anos; ser aposentado ou pensionista; possuir edificação que não ultrapasse 150 metros quadrados e o terreno 600 metros quadrados; não ser sócio ou proprietário de empresa ou pessoa jurídica; ser beneficiário do bolsa família. As dúvidas podem ser retiradas pelo telefone (48) 3431-0183 ou pelo no link isencao.iptu@criciuma.sc.gov.br.

Cota única da Taxa de Lixo até final de março

A taxa de coleta de lixo, a partir deste ano, já está incluída na conta de água e parcelada automaticamente em 12 vezes. Quem quiser pagar o tributo em cota única, deve procurar a fiscalização tributária na prefeitura, até o dia 31 de março.

Colaboração: Simoni Costa / Decom